Correio Popular Notícia





Eficiência comprovada contra várias doenças

Data da notícia: 30/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120331a.jpg[/IMG] A acupuntura é uma ciência milenar chinesa que vem sendo aplicada na medicina ocidental e a qual já se comprovou e muito eficiente em mais de uma centena de doenças. A OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou um documento no qual analisa a eficácia da acupuntura, em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde. A informação é do dr. Paulo José Teixeira, graduado em Fisioterapia pela UNIMAR- Universidade de Marília e especialista em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura. Segundo ele, o sucesso da acupuntura é tão grande que em muitos estados brasileiros esta medicina chinesa já está disponível na rede básica de saúde.
O Dr. Paulo explica que a acupuntura baseia-se na teoria do equilíbrio energético do organismo, atuando e regulando os sistemas neurológicos, endocrinológicos e imunológicos, circulação e funcionamento intestinal, o que promove a harmonia e bem estar do corpo. ?Através dela alguns sintomas pode ser minimizados e até mesmo em certos casos totalmente abolidos, sendo que algumas doenças podem ser controladas?, explica, lembrando que, por ser uma forma de tratamento eficaz e sem contra indicações, beneficia inúmeras pessoas, na manutenção e preservação da sua saúde, citando como exemplo, que a acupuntura funciona melhor do que medicamentos analgésicos, como a aspirina, para reduzir a severidade e a freqüência de dores de cabeça crônicas, segundo ficou provado em estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.
Lamentando que em Rondônia a acupuntura ainda não está disponível na rede básica de saúde, ele disse que o Estado conta somente com pouco mais de 10 profissionais habilitados na área. ?É preciso lembrar, que a acupuntura está se tornando uma opção favorável para uma variedade de propósitos, que vão desde melhorar a fertilidade à redução da dor pós-operatória, porque as pessoas experimentam significativamente menos efeitos colaterais e ela pode ser uma opção menos cara do que as outras?, disse.

AVALIAÇÃO - Avaliando, a partir de 32 estudos, dados de cerca de 4 mil pacientes com enxaqueca, cefaléia tensional e outras formas de dor de cabeça crônica, os pesquisadores descobriram que, enquanto 62% dos pacientes tratados com acupuntura apresentaram alívio, apenas 45% daqueles que tomaram medicamentos tiveram essa melhora. Além disso, a acupuntura verdadeira se mostrou mais eficaz também do que a falsa (cujas agulhas são colocadas em pontos não terapêuticos), mostrando que o alívio não acontece por efeito placebo. Cerca de 53% daqueles submetidos à técnica verdadeira tiveram melhoras, contra aqueles que fizeram a ?falsa? acupuntura.
Os resultados mostraram que eram necessárias cinco ou seis sessões para os pacientes conseguirem algum alivio. ?A análise reforça que a acupuntura é uma fonte bem sucedida de alívio para dores de cabeça crônicas?, concluíram os pesquisadores.

BENEFÍCIO ? Por ser um tratamento feito com agulhas, o Dr. Paulo desmistifica a ideia de que a acupuntura dói, afirmando que não há dor, mas destacando que ela pode, de um modo geral beneficiar todas as pessoas que sofrem de stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, traumas em geral, os problemas reumáticos e aqueles que sofrem de sintomas vagos e que não conseguem um alívio com tratamentos convencionais.



[B][SIZE=2]Comprovado os resultados da acupuntura[/SIZE][/B]
O Dr. Paulo explica ainda que a própria OMS já fez estudos e com os quais comprovou que a acupuntura é realmente eficaz nos seguintes casos, dentre inúmeros outros:
Acne: a acne desapareceu em 59% dos casos após a realização de 10 dias de tratamento
Álcool: diminui a necessidade de ingerir álcool
Ansiedade: eficácia superior à medicação convencional
Artrite reumatóide: alívio da dor e melhora dos sintomas gerais em 65% dos casos
AVC - perda da força muscular: recuperação em 75% dos casos
Câncer: reação à quimioterapia: náuseas, vômitos e falta de apetite foram eliminadas em 93% dos casos tontura e cansaço foram minimizadas
Ciática: eficácia em 96% dos casos
Cólica estomacal, intestinal e abdominal: alívio da dor em 98% dos casos
Cólica renal: alívio da dor em 100% dos casos
Depressão: eficácia similar à medicação convencional, sem efeitos colaterais
Diabetes mellitus: redução do açúcar do sangue em 20% dos casos
Distensão muscular: alívio da dor e desaparecimento dos sintomas em 82% dos casos,
Dor causada por câncer: analgesia imediata efeito em 70% dos casos
Dor de cabeça: alívio imediato em 66% dos casos
Dor de garganta: Melhora em 90% dos casos
Dor lombar: eficácia em 72% dos casos (dor aguda, alívio na 1ª sessão)
Dor no joelho: alivio completo da dor em 65% dos casos
Ejaculação precoce: eficácia em 83% dos casos
Enxaqueca: eficácia em 80% dos casos
Gastrite crônica: melhora significativa
Gota / artrite: melhora em 100% dos casos
Hipertensão: a eficácia da acupuntura é similar à medicação convencional, mas sem efeitos colaterais
Hipotensão: a pressão foi normalizada em 95% dos casos
Impotência sexual: eficácia em 60% dos casos
Infertilidade: eficácia em 75% dos casos
Insônia: o sono foi totalmente normalizado em 98% dos casos
Menopausa: eficácia em 77% dos casos
Obesidade: supressão do apetite em 95% dos casos
Paralisia facial: cura obtida em 77% dos casos
Perda de leucócitos: aumento dos leucócitos em 87% dos casos
Psoríases vulgar: cura obtida em 85% dos casos
Rinite alérgica: eficácia em 97% dos casos
Tabaco: redução no prazer de fumar em 70% dos casos
Tendinites: cura obtida em 66% dos casos
Torcicolo: cura obtida em 80% dos casos após uma sessão
TPM: Alívio completo dos sintomas em 92% dos casos
Úlcera: eficácia em 97% dos casos

Fonte:






Noticia vista 1590 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.